Nosso papo do mês é com o Alex, gerente de vendas da área corporativa, que tem mais de 20 anos de casa e muita história pra contar.
Quando você começou no Lajedo? Conte um pouco de sua trajetória.
Minha trajetória começou em outubro de 1991, como garçom, num churrasco de casamento à beira da piscina do Lajedo (hoje Lajedo 1) e tendo como cenário um pedacinho da floresta.
O trabalho provisório passou a ser efetivo em pouco tempo, pois o projeto festa de fim de ano se encontrava a todo vapor. O espaço e a excelência no atendimento estavam sendo reconhecidos pelo mercado e a temporada de 1991 foi um sucesso. Como a empresa ainda não tinha um escritório fixo, a residência da família Medeiros, na Tijuca, era o berço de todos os grandes acontecimentos. O espírito acolhedor transformou uma relação de trabalho em uma grande amizade, principalmente com a Mônica, filha do S. Ugo, que sempre me incentivou muito na carreira. Se hoje sou um gestor devo a ela.
No começo de 1992 o Lajedo abriu o escritório no Engenho Novo e passei a atuar como vendedor. Foi uma época de grandes conquistas e as oportunidades só faziam aumentar no mercado de confraternizações. Uma curiosidade: nesse ano, nos meses de menor demanda, vendíamos também acerola para lojas de suco – fruta em abundância em nosso terreno – e ao mesmo tempo eu e Mônica corríamos para divulgar nossos serviços.
A expansão da empresa foi a passos largos e, em 1997, assumi a gerência de vendas. O ritmo de crescimento chegou a mais de 20% ao ano.
Hoje temos um local como poucos na cidade e coordeno diretamente uma equipe de 8 pessoas. É um orgulho saber que participei da construção dessa história.
Gostaria de destacar que, durante esses 20 anos, a minha busca por aperfeiçoamento foi constante. Cursei administração de empresas e estou terminando o meu MBA pela FGV em Gestão Empresarial. Nunca parei de estudar, participando de vários seminários de vendas, palestras e workshops da área. O aprendizado é ininterrupto.
Quais as principais mudanças que ocorreram desde que você entrou? Qual o diferencial da empresa hoje?
No início, o Lajedo era apenas voltado para churrascos de fim de ano. Em 1993, S. Ugo, patriarca da família e proprietário visionário, teve a idéia de expandir a área e os serviços do Lajedo. Em 1994, foi inaugurado o parque aquático, que atenderia também a outros segmentos. Depois, foram construídos dois espaços para eventos sociais, a Administração (para onde veio a equipe de vendas) e, por fim, o Centro de Treinamento.
Investimos durante muitos anos em estrutura física, com toda a expansão que cabia, em treinamento de pessoal e em qualificação de serviços. Com muito esforço e dedicação as conquistas foram notórias: os espaços Lajedo 1, 2, 3, 4, 5 e um portfólio de soluções completo. Houve uma verticalização da empresa.
Atualmente, o investimento é em tecnologia de ponta – equipamentos audiovisuais de última geração já estão em funcionamento no CT – e no processo de implementação das ISO 22000 e 9001.
Nossas instalações e processos de qualidade são o nosso grande diferencial. Temos uma das maiores infraestruturas de eventos ao ar livre do Rio e uma equipe altamente treinada que esbanja conhecimento prático quando o assunto é fazer de um evento uma verdadeira realização.
Na área de eventos corporativos, o que mudou?
O cliente está cada vez mais exigente e o mercado se profissionalizou. Hoje não há mais espaço para os “mais ou menos”. Somente empresas com ótimo sistema de gestão permanecem.
Que recado você deixa para o profissional que queira ingressar no mercado de festas & eventos? Que características deve ter?
A pessoa que pensa em atuar nesse mercado tem que ser dinâmica, saber trabalhar sob pressão, com muita agilidade e eficiência. A duração de um evento é curta e não pode haver falhas. Eu diria que 20% é inspiração e 80% transpiração, ou seja, trabalha-se muito. O recado para os que iniciam nesse ramo – como em todos – é nunca parar de se atualizar.
O Rio de Janeiro vai ser palco de grandes eventos até 2016. Como o Lajedo está se preparando?
Estamos promovendo ações voltadas para agências intermediárias, órgãos governamentais e comitês responsáveis com objetivo de divulgar nosso espaço e serviços, sobretudo no âmbito internacional. Estamos próximos ao Riocentro e nossa estrutura é sem dúvida uma excelente opção.
Gostaria de deixar registrado todo o meu carinho e eterna gratidão a Mônica de Medeiros que sempre me incentivou e acreditou no meu potencial.
7 respostas
Parabéns Alex!!!!
Tenho orgunho de ter feito parte dessa história tb! Saudades de todos!
Bjs mil!!!
Linda trajetória desse meu Chefe e grande amigo, que nestes meus 8 anos de empresa muito me ensinou. Você merece ainda mais. Muito sucesso ainda te espera. Conte comigo!
Muito bacana , crescimento e reconhecimento junto a empresa!!Parabens pras duas partes envolvidas.
Parabéns!!
Ao Alex, companheiro de vários eventos (alguns deles verdadeiras “aventuras”) ao longo desses 20 anos! Mais que um grande parceiro comercial, um amigo!
E ao Lajedo, por reconhecê-lo como o profissional competente e eficaz que ele é!
Parabéns!!
Alex, por toda essa trajetória muito sucesso.
Uma vez você falou que ainda acredita no ser humano, eu também pois você é uma pessoal muito legal.
Muito legais minhas lembranças do Lajedo e do Alex. Experiência sensacional que tive na minha juventude. Time campeão: profissionalismo, carinho e muito amor envolvido em um projeto. Sou muito fã.
Olá Betoven, obrigada pelo seu comentário. Que bom saber que o Programa de Atendimento Universitário foi uma experiência maravilhosa para você. Vou repassar para o Alex suas palavras. Grande abraço.