O sonho de toda empresa é ter funcionários que executem bem suas funções, que saibam trabalhar em grupo e que estejam de acordo com os valores da instituição. Em muitos casos, o colaborador preenche todos os requisitos técnicos necessários para aquele cargo, mas não se adapta ao novo ambiente de trabalho: tem dificuldade de comunicação com os seus colegas, fica acomodado ou, quando recebe promoção, não sabe liderar um time.
Problemas comportamentais, portanto, acabam gerando uma demissão – que nunca é boa para a empresa. Por esse motivo, muitas empresas buscam treinamentos com objetivo de melhorar a forma com que os colaboradores convivem e executam o seu trabalho. Valorizando, claro, as singularidades de cada um e, inclusive, incentivando a divergência de pensamentos para se chegar a resolução de problemas de forma coletiva.
Montar um treinamento é uma responsabilidade muito grande, que exige planejamento e escolha do espaço certo. Se os organizadores não tiverem experiência, o seu investimento pode não ter os retornos esperados e não atingir as metas estabelecidas. Por essa razão, no artigo de hoje falaremos sobre como planejar o treinamento da sua empresa. A valiosa experiência da nossa equipe de produção de eventos serviu de norte à publicação deste artigo. Esperamos que gostem e que deixem seus comentários.
Selecione os participantes
O primeiro passo, antes de contratar a empresa que realizará o treinamento, é fazer o dever de casa: quem irá participar do treinamento? A empresa inteira? Só a equipe de vendas? É hora de analisar o momento da empresa, pensar seus desafios e ver que pontos você pretende trabalhar.
Ter o número aproximado de participantes é essencial para avaliar o budget e para te ajudar a encaixar o evento dentro da sua agenda corporativa sem prejudicar as atividades da empresa. Esses dados também te ajudam a conceber a ideia de público médio presente, como informações sobre a idade, qualificação profissional e perfil comportamental. É o momento de organizar as ideias, fazer um controle do público que participará para depois buscar os fornecedores.
Escolha Objetivos
Quais resultados você pretende alcançar com o treinamento? Desenvolvimento de equipe, melhor comunicação entre funcionários, melhora nas vendas? O parceiro ou empresa especializada certamente colocará essas questões para você antes de elaborar e executar o plano de treinamento.
É, mais uma vez, momento de autoavaliação para traçar e cumprir as metas necessárias para fazer a organização crescer.
Encontre o espaço
O espaço deve ter infraestrutura adequada para o seu treinamento empresarial. Se a opção for por atividades mais lúdicas e ao ar livre, o local escolhido deve ter uma grande área verde para realização das dinâmicas.
Algumas empresas de eventos têm estrutura para realização de atividades tanto outdoor quanto indoor. Você pode usar esse fator a seu favor conjugando atividades que desenvolvam competências mais teóricas com atividades que exijam superação física e psicológica.
Contrate um consultor especializado
É imprescindível a colaboração de um consultor especializado em treinamentos empresariais. Isto porque esses profissionais têm o know-how necessário para desenvolver as capacidades dos seus funcionários. Alguns desses parceiros trabalham melhor com atividades mais focadas, outros com dinâmicas mais lúdicas. Tudo depende das competências que você quer desenvolver nos seus funcionários.
Importante ressaltar que algumas empresas de eventos já possuem parcerias com consultores especialistas em treinamentos empresarias. Essa dica é valiosa para organizar seu plano de treinamento, pois pode poupar custo e tempo de achar profissionais certos no mercado. Faça um pacote que agregue serviços, infraestrutura e treinamentos.
Conclusão
Procure uma empresa especializada em eventos e otimize seu investimento. Você não irá se arrepender e seus funcionários ficarão mais preparados para os desafios da companhia.
Quer realizar seu treinamento com a gente? Entre em contato:
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