Você sonha com um casamento ao ar livre mas sofre com a possibilidade de chuva? Fica em dúvida se vai ser como você imaginou? Nessa matéria trazemos dicas para você ter um grande dia perfeito, unindo cerimônia e festa em um momento mágico na natureza.
____________
Liste prioridades para escolher o local do seu casamento ao ar livre
Pense no que você quer viver e oferecer aos seus convidados. Liste prioridades. Faça uma seleção de locais dentro desse perfil, inclusive de investimento, e vá visitá-los. Analise muito bem a estrutura, o atendimento, a reputação do espaço e sinta se a atmosfera realmente é inspiradora. A escolha do local do casamento deve garantir a beleza, o conforto e a energia que você deseja.
Quer mais dicas valiosas para a escolha do local da sua cerimônia ao ar livre? Assista a esse vídeo feito pelo CaseMe TV, com Danielle Carolina, gerente de decoração do Lajedo.
Saiba qual a melhor época do ano para casar ao ar livre
A melhor época depende da cidade escolhida. Para definir a data, conheça os meses com as temperaturas mais agradáveis e com menores índices de chuva no local da realização do casamento. Com essa informação é mais fácil decidir. No Rio de Janeiro, por exemplo, quem faz questão de casar no final da tarde deve evitar os meses de verão quando as chuvas caem forte no fim do dia. Aqui, de abril a novembro chove menos e as temperaturas são mais amenas.
Defina o horário ideal para a sua cerimônia
Cerimônia ao ar livre é emocionante tanto de dia como à noite. Não há regras. Para quem quer aproveitar a luz do sol e a iluminação natural, os horários mais indicados são: final da manhã, antes das 11h, e final da tarde, depois das 16h. Mas, sem dúvida, o momento mais escolhido por quem sonha com uma cerimônia ao ar livre é o final da tarde. Há uma inexplicável poesia no crepúsculo. Para marcar o horário da cerimônia ao entardecer deve-se levar em conta: o momento do pôr do sol na cidade, a duração da cerimônia, um provável atraso da noiva, um possível tempo nublado (que tornará o cenário mais escuro antes da hora). Tudo isso para não correr o risco de começar o evento sem a luz ideal.
Combine qualquer horário de cerimônia com uma festa animada
Há um mito de que festas animadas acontecem apenas após cerimônias noturnas. Mas vamos te contar um segredo: a animação da festa depende muito mais do mix de convidados que do horário. Assim, capriche na construção da sua lista de convidados! Se a lista for vibrante e eclética, a festa será um sucesso – independente da hora da cerimônia.
Tenha um Plano B para a cerimônia em caso de chuva
Há alguns espaços que já possuem área da cerimônia coberta ou um espaço alternativo charmoso com cobertura. Isso seria o ideal. Preocupação zero. Se não for o seu caso, separe desde o início uma verba para o Plano B: um toldo (ou tenda) que pode ser contratado próximo ao casamento em caso de previsão de chuva. Se preferir arriscar e não cobrir a área da cerimônia, o Plano B, se chover, será a cerimônia dentro do salão. Se essa for sua escolha, procure controlar a ansiedade para que você esteja leve no dia. Lembre do ditado “casamento molhado, casamento abençoado”. Se chover, tire partido da natureza: faça lindas fotos na chuva e seja feliz!
Escolha uma decoração em harmonia com a natureza
Se você escolheu casar ao ar livre valorize o aconchego na decoração. Uma das características de um casamento ao ar livre é justamente ter um clima de casa, com detalhes personalizados. Há mais liberdade para combinar estilos tanto no mobiliário e peças como nas flores e paisagismo, sempre de forma elegante. O importante é acolher os convidados com a ambientação e harmonizar com o espaço do evento.
Eternize o seu casamento com imagens perfeitas ao ar livre
Confie o registro do seu casamento a profissionais que saibam tirar o melhor de um cenário ao ar livre e garantir belas imagens. Foto e vídeo serão a memória do evento. Se possível, faça um ensaio pre-wedding no próprio local do casamento. Isso irá familiarizar o fotógrafo e equipe com vocês e com o espaço. No grande dia, curta o seu making of mas reserve tempo suficiente para as fotos e filmagens externas que você e a equipe contratada tanto planejaram.
Dica final
No grande dia, simplesmente relaxe e viva o melhor do seu casamento ao ar livre. A conexão com a natureza é perfeita para a celebração do amor. Tenha certeza de que o seu momento do sim será abençoado e inesquecível.
_________________
Matéria do blog do espaço para eventos Lajedo, no Rio de Janeiro. Para saber um pouco mais sobre casamentos, entre em contato: 2435-9292 ou [email protected].
_________________
As fotos da matéria são no espaço. Créditos: Marcio Sheeny, Robson Freire, Love Shake, Stefano Aguiar, Diogo Dubem, Victor Cruz, Giovani Garcia e Flavia Soares.
8 respostas
Então eu gostaria de saber dos custos para fazer um casamento cerimônia e festa com capacidade para 500 a 700 pessoas , com buffe incluído e ao ar livre ?