O mundo agora está assim: piscamos e já estamos quase no final do ano. Época das empresas pensarem nas suas esperadas festas de confraternização. Longe de ser um mero divertimento, a festa de final de ano possui objetivos corporativos claros. Um dos principais é fortalecer os laços entre os colaboradores da organização, dando forma a um “sentimento de time”, de união da equipe. É importante que tudo ocorra dentro do planejado, pois a festa é uma representação do que os funcionários significam para a empresa.
Para que a sua festa de final de ano tenha sucesso e faça com que seus colaboradores se sintam valorizados, separamos abaixo 5 ideias:
1. INSIRA, COM CRIATIVIDADE, O MOMENTO PLENÁRIA
O formato “plenária + festa” nas confraternizações de final de ano está em alta (a ideia de que esse era o momento desagradável da festa ficou para trás). O evento começa com uma apresentação da diretoria, trazendo informações importantes e motivacionais. Esse momento institucional, apresentado de forma criativa, gera resultados incríveis, fazendo com que os colaboradores se identifiquem como uma comunidade, alinhando seus objetivos com os da empresa.
2. DEMONSTRE O RECONHECIMENTO DA EMPRESA
Demonstrar reconhecimento pelo trabalho feito gera trabalhadores mais fieis e que permanecem mais tempo na empresa. Uma pesquisa de engajamento realizada pela Galupp, em 2017, mostra que colaboradores que sabem que serão reconhecidos têm maior incentivo a realizarem um bom trabalho.
Não é de surpreender que empresas que organizam festas de fim de ano bem planejadas mantenham mais funcionários. A festa de final de ano, pela sua importância, pode ser o evento escolhido para entregar troféus para os colaboradores que se destacaram em suas funções ou prêmios especiais e brindes por sorteio ou desempenho. Um excelente momento para reconhecer os talentos.
3. PRIORIZE AS CONEXÕES ENTRE OS DIFERENTES NÍVEIS E ÁREAS
Pinceladas institucionais são OK, mas os momentos de interação devem ser a tônica do evento de final de ano. Seja qual for o seu orçamento, cultura empresarial ou número funcionários, a integração entre colaboradores de diferentes níveis e setores deve ser prioridade. Nada de colocar a diretoria em separado ou criar atividades pensando apenas em alguns grupos. Pense na festa como uma oportunidade de ampliar a rede de relacionamentos de TODOS. Uma ideia bacana é colocar pessoas de diferentes áreas para participar da equipe de organização do evento. Assim, todos os pontos de vista serão atendidos.
Experiências compartilhadas ajudam a aproximar as pessoas e a romper algumas das barreiras que podem estar atrapalhando o ambiente corporativo.
4. ESCOLHA UM LOCAL INCRÍVEL
Sabemos que a preocupação número 1 das empresas é com o orçamento da festa de final de ano, mas também que o principal desejo é que o espaço do evento seja incrível e atenda à todas as expectativas e necessidades. Assim, podemos dizer que o local onde será realizado o evento é tão importante quanto o próprio evento. Quando não temos um ótimo local, todo o nosso roteiro pode ser comprometido.
Na hora de escolher o espaço da festa, além do tamanho, conforto e todas as questões técnicas, pense no ambiente que quer oferecer aos seus convidados. A percepção que eles terão do lugar vai impactar no sucesso da festa.
5. PROPORCIONE UMA EXPERIÊNCIA COMPLETA
Estamos na era da experiência e o evento que proporciona uma experiência 360º se torna inesquecível. Por esse motivo as festas de final de ano estão se concentrando cada vez mais em aspectos experienciais e criativos. Todos os aspectos do evento – local, decoração, bufê, atividades, atendimento e participação do público – devem estar alinhados para que a festa seja guardada como um todo na mente dos participantes. Os organizadores querem “contar uma história”, promover uma experiência que entretenha, conecte e traduza as mensagens da marca.
Assim, é muito importante conhecer os valores da empresa e o seu público. Qual o perfil dos colaboradores? Que mensagem a empresa quer passar no evento? Que tipo de comida, bebida e entretenimento deve entrar na programação para traduzir o storytelling da festa? Tudo deve estar interligado e fazer sentido.
De nada adianta organizar uma festa com jogos e muitas atividades esportivas se o público médio for mais velho. Pode não engajar. Já um público jovem tende a se beneficiar de uma programação cheia de adrenalina, com paredes de escalada, slacklines e atividades de aventura, por exemplo. Mas só se estiver dentro do propósito do evento. Se houver um coral, um grupo de teatro ou uma banda na organização, podemos incluí-los na programação (aliás, essa é uma tendência). Como vemos, o planejamento deve ser estratégico para que a experiência da confraternização possa realmente ser completa e relevante tanto para os colaboradores como para a empresa.
Quer saber mais sobre como organizar a sua festa de final de ano? Entre em contato com a gente. Ligue para 2435-9292 ou envie email para [email protected]