5 ideias para valorizar a festa de final de ano

Integração entre colaboradores na festa de final de ano

O mundo agora está assim: piscamos e já estamos quase no final do ano. Época das empresas pensarem nas suas esperadas festas de confraternização. Longe de ser um mero divertimento, a festa de final de ano possui objetivos corporativos claros. Um dos principais é fortalecer os laços entre os colaboradores da organização, dando forma a um “sentimento de time”, de união da equipe. É importante que tudo ocorra dentro do planejado, pois a festa é uma representação do que os funcionários significam para a empresa.

Para que a sua festa de final de ano tenha sucesso e faça com que seus colaboradores se sintam valorizados, separamos abaixo 5 ideias:


1. INSIRA, COM CRIATIVIDADE, O MOMENTO PLENÁRIA
O formato “plenária + festa” nas confraternizações de final de ano está em alta (a ideia de que esse era o momento desagradável da festa ficou para trás). O evento começa com uma apresentação da diretoria, trazendo informações importantes e motivacionais. Esse momento institucional, apresentado de forma criativa, gera resultados incríveis, fazendo com que os colaboradores se identifiquem como uma comunidade, alinhando seus objetivos com os da empresa.

Plenaria seguida de festa na confraternização de final de ano


2. DEMONSTRE O RECONHECIMENTO DA EMPRESA
Demonstrar reconhecimento pelo trabalho feito gera trabalhadores mais fieis e que permanecem mais tempo na empresa. Uma pesquisa de engajamento realizada pela Galupp, em 2017, mostra que colaboradores que sabem que serão reconhecidos têm maior incentivo a realizarem um bom trabalho.

Não é de surpreender que empresas que organizam festas de fim de ano bem planejadas mantenham mais funcionários. A festa de final de ano, pela sua importância, pode ser o evento escolhido para entregar troféus para os colaboradores que se destacaram em suas funções ou prêmios especiais e brindes por sorteio ou desempenho. Um excelente momento para reconhecer os talentos.

Sorteio de premio durante a festa de final de ano

Distribuição presentes na festa de final de ano


3. PRIORIZE AS CONEXÕES ENTRE OS DIFERENTES NÍVEIS E ÁREAS
Pinceladas institucionais são OK, mas os momentos de interação devem ser a tônica do evento de final de ano. Seja qual for o seu orçamento, cultura empresarial ou número funcionários, a integração entre colaboradores de diferentes níveis e setores deve ser prioridade. Nada de colocar a diretoria em separado ou criar atividades pensando apenas em alguns grupos. Pense na festa como uma oportunidade de ampliar a rede de relacionamentos de TODOS. Uma ideia bacana é colocar pessoas de diferentes áreas para participar da equipe de organização do evento. Assim, todos os pontos de vista serão atendidos.

Experiências compartilhadas ajudam a aproximar as pessoas e a romper algumas das barreiras que podem estar atrapalhando o ambiente corporativo.

Integração entre colaboradores na festa de final de ano


4. ESCOLHA UM LOCAL INCRÍVEL
Sabemos que a preocupação número 1 das empresas é com o orçamento da festa de final de ano, mas também que o principal desejo é que o espaço do evento seja incrível e atenda à todas as expectativas e necessidades. Assim, podemos dizer que o local onde será realizado o evento é tão importante quanto o próprio evento. Quando não temos um ótimo local, todo o nosso roteiro pode ser comprometido.

Na hora de escolher o espaço da festa, além do tamanho, conforto e todas as questões técnicas, pense no ambiente que quer oferecer aos seus convidados. A percepção que eles terão do lugar vai impactar no sucesso da festa.

Local para festa de final de ano


5. PROPORCIONE UMA EXPERIÊNCIA COMPLETA
Estamos na era da experiência e o evento que proporciona uma experiência 360º se torna inesquecível. Por esse motivo as festas de final de ano estão se concentrando cada vez mais em aspectos experienciais e criativos. Todos os aspectos do evento – local, decoração, bufê, atividades, atendimento e participação do público – devem estar alinhados para que a festa seja guardada como um todo na mente dos participantes. Os organizadores querem “contar uma história”, promover uma experiência que entretenha, conecte e traduza as mensagens da marca.

Experiência completa na festa de final de ano

Assim, é muito importante conhecer os valores da empresa e o seu público. Qual o perfil dos colaboradores? Que mensagem a empresa quer passar no evento? Que tipo de comida, bebida e entretenimento deve entrar na programação para traduzir o storytelling da festa? Tudo deve estar interligado e fazer sentido.

De nada adianta organizar uma festa com jogos e muitas atividades esportivas se o público médio for mais velho. Pode não engajar. Já um público jovem tende a se beneficiar de uma programação cheia de adrenalina, com paredes de escalada, slacklines e atividades de aventura, por exemplo. Mas só se estiver dentro do propósito do evento. Se houver um coral, um grupo de teatro ou uma banda na organização, podemos incluí-los na programação (aliás, essa é uma tendência). Como vemos, o planejamento deve ser estratégico para que a experiência da confraternização possa realmente ser completa e relevante tanto para os colaboradores como para a empresa.

PaBanda formada por colaboradores durante festa de final de ano


Quer saber mais sobre como organizar a sua festa de final de ano? Entre em contato com a gente. Ligue para 2435-9292 ou envie email para [email protected]

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